Aumento no IDEB, melhorias das unidades de ensino, transporte escolar e estradas foram pautas apresentadas pelo núcleo da educação ao gestor

Nesta terça-feira (25), o prefeito Jairinho Maia se reuniu com os diretores e coordenadores das escolas de Branquinha. Foi apresentado ao gestor os resultados do simulado do Projeto Escola 10 implantado pelo Governo Estado, além de temas referentes ao primeiro semestre do ano letivo, projetos para volta às aulas e um feedback das demandas que estão sendo atendidas pelo poder executivo em benefício dos alunos e corpo técnico da educação.

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Branquinha, o município se destacou ficando à frente de cidades como São José da Lage, Santana do Mundaú, União dos Palmares. Havendo uma melhoria significativa das notas principalmente em matemática.

Algumas das maiores preocupações do gestor estão à evasão escolar, estrutura dos prédios onde funcionam as escolas e o transporte dos alunos. Jairinho explicou que os pontos observados pela equipe técnica da educação já estão sendo providenciados e nos próximos dias os resultados serão sanados.

“É por isso que antecipamos as férias. As escolas necessitavam urgente de melhorias devido à quantidade de chuva que caiu e principalmente por conta de infiltrações. Outro ponto observado foi em relação às vias de acesso às unidades de ensino, o material para colocação nas estradas rurais já começam a chegar e estamos aguardando a chuva dar uma trégua então começaremos a trabalhar nesses locais. No caso da evasão escolar, vamos trabalhar em parceria com agentes de saúde conscientizando os pais a matricularem seus filhos”, destacou o prefeito.

Os coordenadores trouxeram propostas para melhorar ainda mais o desempenho dos alunos que vai desde a capacitação com cursos para os professores à “aulões” pré-vestibulares direcionadas aos alunos do ensino médio. Para o secretário municipal de Educação, Francisco José Galindo, os estudantes obtiveram evolução nas notas. “Os alunos foram evoluindo o aprendizado durante o primeiro semestre, isso é comprovado pelas notas apresentadas”, completou.

O retorno às aulas será no próximo dia 7 de agosto. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão trabalhando na manutenção e reparo das unidades de ensino, e nos próximos dias a meta é realizar a terraplanagem das vias vicinais.

Data de publicação: 25/07/2017

Créditos: Gustavo Corado / Ascom prefeitura