Vazadouro foi fechado hoje após em solenidade com participação do prefeito, primeira dama, representantes do IMA e secretários municipais

“Um marco para Branquinha e para o meio ambiente da nossa região”. Foi com essas palavras que o prefeito Jairinho Maia encerrou o funcionamento do lixão que servia ao município desde sua fundação. Cláudio Lima, representante do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas – IMA esteve presente durante a solenidade desta quarta-feira (04). A primeira dama Mariana Maia e os secretários municipais também participaram.

A gestão vai destinar os resíduos sólidos para um aterro sanitário pertencente a um consórcio com outras cidades. A medida foi tomada ainda no ano passado pelo gestor, onde na ocasião foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC junto ao Ministério Público Estadual e o IMA.

Quanto ao prazo de desativação dos lixões foi imposta pelo Governo Federal previsto para no ano de 2014, houve prorrogação de quatro anos, ou seja, o encerramento para todos os vazadouros em Alagoas é nesta próxima quinta-feira.

Branquinha e mais doze municípios vão participar deste consórcio, são eles: Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Ibateguara, Mar Vermelho, Murici, Paulo Jacinto, Pindoba, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares.
 
 “Um marco para Branquinha e para o meio ambiente da nossa região da Zona da Mata. Nosso intuito é a recuperação da área degradada e a realização políticas públicas voltadas para o meio ambiente em nossa cidade, unido forças com as donas de casas, estudantes, empresários e todas as pessoas que residem em nosso município”, destacou o prefeito.
 
Os vazadouros como também são conhecidos osA lixões não possuem espaço apropriado para o descarte dos resíduos residenciais, comerciais, industriais e hospitalares, o que põem em risco as pessoas que passam por esses locais, além de agredir os lenções freáticos com chorume. O consórcio em que Branquinha agora faz parte é aprovado pelo IMA e está dentro dos padrões da legislação ambiental.

Data de publicação: 04/04/2018

Créditos: Gustavo Corado / Ascom Branquinha

Créditos das Fotos: Ascom / Prefeitura

Compartilhe!