Medida visa à integridade física dos alunos

A Prefeitura de Branquinha por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) resolveu antecipar o recesso escolar programado para o dia 21 de julho para sexta-feira (14). Os ônibus que transportam as crianças e adolescentes estçao tendo dificuldade para chegar ao destino devido às péssimas condições das vias vicinais que foram afetadas pelas constantes chuvas.

Das dezessete escolas municipais, 12 são localizadas na zona rural. As mais afetadas pelas chuvas foram: Manuel Eugênio de Lima, Manuel Cachate, Eugênio Bezerra de Melo, Benedito Lopes, Zumbi dos Palmares, Nossa Senhora de Fátima e Flor do Mundaú.

Um levantamento feito no último dia 04 desse mês, pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Condec), mostrou danos em praticamente todos os trechos das estradas vicinais, impedindo o tráfego de veículos e comprometendo o trânsito. Duas pontes foram arrastadas devido à correnteza e outra teve a cabeceira destruída. Em vários trechos houve deslizamento de terra. Ainda de acordo com o levantamento, aproximadamente 140 quilômetros de estradas de barro foram afetadas.

O prefeito Jairinho Maia explicou que a medida de antecipação do recesso escolar é sensata, visto não prejudicar o ano letivo bem como não colocar em risco a integridade física dos alunos no deslocamento até as unidades de ensino. “Anteciparemos o recesso de forma preventiva e como uma medida de segurança, já que as condições dessas pistas, no momento não permite a manutenção”. Mesmo assim, de acordo com Maia, alguns trechos vicinais receberam nos últimos dias a colocação de pedras e macadames (tipo de brita) como tentativa de diminuir os impactos provocados pela chuva.

De acordo com a Semed, os alunos não serão prejudicados este ano. O recesso começa de 14 e termina no dia 31 deste mês. Na volta às aulas, a rede municipal decidiu colocar os sábados como dias de aulas de reposição e nos meses de setembro e outubro, a realização de projetos extras disciplinares.

Data de publicação: 12/07/2017

Créditos: Gustavo Corado