Branquinha e mais três cidades de Alagoas vão se juntar a outros 88 municípios em todo Brasil no Conecta Biblioteca. Treinamento será no Rio de Janeiro

A Biblioteca Pública Humberto Lucena foi aceita no programa Conecta Biblioteca, realizado pela ONG Recode e da Caravan Studios. Outras três cidades do estado foram contempladas. A capacitação dos gestores municipais vai acontecer no Rio de Janeiro no dia 29 de maio.

A prefeitura de Branquinha por meio da Secretaria Municipal de Cultura – Secult inscreveu o município que atendeu as demandas do programa. Agora a cidade se junta a outros noventa e dois municípios em todo Brasil na qualificação do seu acervo e incentivos a políticas voltadas à leitura.

Jairinho Maia, (PSDB) gestor do município descreveu a importância para Branquinha na participação deste evento. Segundo ele, a construção do novo equipamento público e agora com a oportunidade da cidade participar do programa Conecta Biblioteca, um novo marco surge para todos se orgulharem, já que o acervo do antigo prédio foi totalmente perdido há sete anos, período da última cheia do Rio Mundaú.

“Após a catástrofe que a cidade sofreu em 2010, o antigo prédio da biblioteca foi totalmente destruído inclusive seu acervo. Hoje é um marco não só para a nossa gestão, mas para cada cidadão que reside na cidade. Só a leitura é capaz de dar o conhecimento necessário e nos fazer viajar à lugares que jamais fomos e entendermos as todas as coisas”, concluiu Maia.

Em âmbito nacional, o município tem por meio do programa o compromisso de trabalhar dentro das políticas existentes e programar políticas culturais, bem como contribuir para o fortalecimento e a criação de seus planos municipais.

Para o secretário municipal de Cultura, Jefferson Tenório os dias que antecederam os preenchimentos dos formulários e todos os pré-requisitos estipulados pelo programa valeram a pena. “Quero externar a grande felicidade que estou neste momento, Entre 102 municípios alagoanos, quatro foram selecionados para participar do programa Conecta Biblioteca, que tem o intuito de fomentar a transformação social por meio da biblioteca”.

As bibliotecas municipais dos municípios de Alagoas selecionadas para a capacitação estão: Biblioteca Pública Municipal Dr. Adauto Fernandes Vieira Filho (Teotônio Vilela), Biblioteca Municipal Humberto Lucena (Branquinha), Biblioteca Pública Vovó Maria Chiquinha (Dois Riachos) e a Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães (São Miguel dos Campos).

Conecta biblioteca

O objetivo do programa Conecta Biblioteca, realizado pela ONG Recode e da Caravan Studios é incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas. Municípios com até 250 mil habitantes e o Distrito Federal, que tenham no mínimo três computadores disponíveis para o público com conexão à Internet banda larga. Cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) tiveram preferência no processo seletivo. Foram selecionadas neste ano noventa e duas bibliotecas públicas em todo o país.

Data de publicação: 13/05/2017

Créditos das Fotos: Gustavo Corado / Ascom Branquinha