Em média, cinquenta pacientes são atendidos por dia no Posto de Saúde Francisco José da Silva

Foi inaugurada recentemente a nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Branquinha. Localizada no centro, o Posto de Saúde Francisco José da Silva conta agora com um espaço amplo e moderno para atender a população que necessite de cuidados. São realizados em média cinquenta a sessenta atendimentos clínicos por dia.

Além de ser aberto durante todos os turnos e contar com médicos plantonistas, o local funciona também como apoio do Programa Saúde da Família – PSF. De acordo com o prefeito Jairinho Maia, a população necessitava de um espaço melhor para atendimento, mais confortável e seguindo os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

“Essa Unidade de Pronto Atendimento foi pensada para os branquinhenses. O local antigo era desumano, um verdadeiro descaso. Os procedimentos eram realizados numa garagem, mas em pouco tempo mostramos que era possível mudar”, destacou Maia.

Os serviços oferecidos na unidade vão desde retirada de pontos, curativos, administração de medicamentos injetáveis e via oral, sutura, verificação de glicemia capilar e pressão arterial, nebulização, até terapia de reidratação venosa. O complexo conta com quatro leitos para observação e plantonistas nos fins de semana.

O secretário municipal de saúde, Aluízio de Araújo explicou que as novas instalações oferecem atendimento de qualidade. “Com as novas instalações, foi possível oferecer saúde de qualidade para os branquinhenses de forma digna e humanizada, promovendo um melhor atendimento, uma vez que cada um desses serviços são essenciais para a recuperação e reabilitação dos nossos usuários”.

Como suporte do PSF, estão disponíveis atendimentos médicos, de enfermagem, procedimentos em odontologia, sala de vacina (todas de rotina), triagem e farmácia, exames de citologia. São desenvolvidas atividades educativas (palestras) terapia de reidratação oral, pré-natal, teste do pezinho, planejamento familiar, reuniões com hipertensos, diabéticos, gestantes e grupo de idosos.

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento: Posto de Saúde Francisco José da Silva;