Nova especialidade médica agora está disponível para população. As consultas devem ser encaminhadas por um clínico geral

A Prefeitura de Branquinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com uma nova especialidade médica. As mulheres agora contam com uma profissional ginecologista, o que beneficia com realização a consultas e diagnósticos referentes ao aparelho reprodutor feminino.

As mulheres devem buscar o Programa Saúde da Família - PSFs mais próximo da sua residência e havendo necessidade de atendimento de ginecologia, o médico clínico encaminhara a paciente para A SMS onde será agendada a consulta.

Depois de agendadas, as consultas são realizadas na sede da própria secretaria, em uma sala preparada para o atendimento com a especialista. Caso haja necessidade, pode ser realizado no próprio local uma ultrassonografia.

É necessária a realização de consultas e exames periódicos em meninas após a sua primeira menstruação até a fase adulta, período em que ocorre a menopausa, essas prevenções ajudam a evitar doenças que afetam diretamente o aparelho reprodutor.

Em casos específicos para ter um diagnostico mais preciso, a médica tem autonomia para solicitar à SMS um exame aprofundado. Neste caso, a paciente é devidamente encaminhada à capital após marcação para realização da analise solicitada.

Palestras educativas

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, ocorrido na última quinta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um café da manhã para as mulheres. Elas puderam participar de dinâmicas e palestras sobre os cuidados referentes à saúde da mulher. Houve ainda atendimento ginecológico e entrega de lembrancinhas.

Data de publicação: 10/03/2018

Créditos: Gustavo Corado / Ascom Branquinha

Créditos das Fotos: Wallace da Silva / Ascom Branquinha

Compartilhe!