Após um final de semana de muita angústia, a prefeitura, iniciou, nesta segunda-feira (4), o trabalho de limpeza das vias e auxílio direto aos atingidos pela enchente que deixou cerca de 40 pessoas desabrigadas e 1650 desalojadas no município. O centro da cidade e toda a orla - que havia sido reformada no fim do ano, foram totalmente afetados. Com a força da água, o campo de futebol também foi destruído, além disso, diversos prédios públicos, residências, estabelecimentos comerciais e até trechos da ponte, pavimentação asfáltica e postes de iluminação, foram danificados.
A equipe da Infraestrutura com todo o maquinário em ação, iniciou a limpeza das vias com a retirada de entulhos; móveis como colchões, eletrodomésticos e estofados; sujeira e muita lama. A equipe da saúde instalou o pronto atendimento em uma outra Unidade e também deu início às visitas domiciliares na zona rural.
Além do auxílio às famílias abrigadas nas escolas Juvenal Lopes e Demócrito José - que estão recebendo todo o suporte necessário, a Assistência Social, no sistema porta a porta, iniciou o levantamento das perdas e necessidades das famílias que residem nas áreas afetadas. No cronograma de ações, também estão a entrega de refeições (como sopa e pães), para os moradores da Várzea.
Com carros-pipas, foram ofertados aos branquinhenses milhares de litros de água para limpeza das residências e estabelecimentos, como também, para o consumo - item essencial ao ser humano. O cronograma de atividades será intensificado com o passar dos dias, e representantes de todas as secretarias estão engajados na recuperação e reconstrução da cidade.
“A previsão para os próximos dias é de mais chuva, o que nos deixa apreensivos, é claro. Porém, com muito planejamento e o engajamento de uma equipe unida e determinada, não perdemos um minuto sequer, e assim que o nível do rio baixou e após fazer os levantamentos prioritários dos estragos causados, começamos o trabalho para reconstruir e recuperar a nossa cidade. Tenho certeza que depois de 12 anos desde a última tragédia, nosso povo não irá desanimar e vamos juntos, superar mais esse obstáculo e ficarmos cada vez mais fortes. O trabalho vai ser árduo, mas venceremos”, disse o prefeito Neno Freitas.