Em virtude do enorme volume de água que atingiu o município nesta sexta-feira (7), a Prefeitura declarou, por meio do Decreto nº41 de 07 de julho de 2023, situação de emergência, visando dar agilidade à gestão nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário.
De forma preventiva, a prefeitura montou uma equipe de força tarefa, onde, integrantes da Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social, Saúde e Infraestrutura, se uniram para orientar e remover os moradores das áreas de risco, e abrigá-los em casas de familiares.
Representantes das demais secretarias também estão participando das ações que contam com auxílio de maquinário para limpeza e desobstrução das vias; e da frota municipal que tem contribuído para o deslocamento.
O prefeito Neno Freitas destacou o mutirão de ações que foi realizado de forma prévia. “Quando recebemos o informe meteorológico e com o desastre que atingiu o nosso município em julho de 2022, nos antecipamos, e de forma ágil, removemos os moradores das áreas de risco, orientamos a população de modo geral; e garantimos a preservação de equipamentos e materiais dos prédios públicos localizados na parte baixa. Passamos várias horas sem energia e sinal telefônico, mas isso não impediu o trabalho incansável da nossa equipe, que numa verdadeira força-tarefa, está acolhendo e prestando a devida assistência às pessoas atingidas. Seguiremos firmes para minimizar os transtornos e quando a água baixar, avaliaremos os danos materiais que possivelmente ocorreram”, destacou o prefeito Neno Freitas.
O Decreto estabelece uma série de medidas, como autorização para mobilização de todos os órgãos municipais na reabilitação do cenário; autorização para os agentes municipais entrarem nas casas para prestarem socorro ou para determinar a pronta evacuação e convocar voluntários para ajudar nas ações de assistência aos moradores afetados.