Os alunos da rede municipal, foram destaque na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), com a apresentação de projetos inovadores, como o repelente caseiro de cravo da índia e citronela; o desenvolvimento de um aplicativo móvel; braço mecânico e drone com scratch.
O secretário de Educação, Ednaldo Firmino, ressaltou o incentivo e estímulo da Prefeitura, através da Secretaria, para o desenvolvimento destes projetos tecnológicos, produzidos pelos estudantes.
“Em nossa cidade, os alunos são incentivados, em sala de aula, a desenvolverem projetos científicos e de robótica, que tem resultado em destaques a nível estadual e nacional. Com apoio do prefeito Neno Freitas, estamos fortalecendo a inovação através da educação, investindo em aulas, festivais e espaços de criação, com o objetivo de envolvê-los cada vez mais nesse vasto universo de pensamentos, ideias, tecnologia e criação”, completou o titular da pasta.
Sobre a Sinpete
A Sinpete é um projeto executado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
O objetivo é fortalecer projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica que valorizem o conhecimento científico e o protagonismo estudantil de crianças, jovens e adultos, por meio da conexão entre a Educação Básica e a Educação Superior.